Recentemente a revista IstoÉ Dinheiro divulgou o ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil na atualidade. Neste projeto, desenvolvido a partir de dados do Brand Asset Valuator (BAV), da Economatica e Brazil Panels com uma análise financeira de valoração da TM20, foram calculados os valores das principais marcas brasileiras.
Antes de destacarmos as marcas mais bem colocadas é importante entender como essa avaliação é feita. Nesse estudo, foram avaliadas marcas de origem brasileira ou que realizam a maior parte de sua operação no Brasil. Quanto à valoração das marcas, foram utilizadas duas principais perspectivas: a força da marca na memória – inclusive afetiva – dos brasileiros e também a percepção de valor perante os acionistas.
A partir do cruzamento dessas informações foi possível chegar ao valor das principais marcas do Brasil, com destaque para o Mercado Livre, Itaú e Bradesco, que ocupam as primeiras posições:
Marcas mais Valiosas do Brasil
1. Mercado Livre – US$ 11,4 Mi
2. Itaú – US$ 8,2 Mi
3. Bradesco – US$ 4,2 Mi
4. Vivo – US$ 3,7 Mi
5. Nubank – US$ 3,6 Mi
6. Natura – US$ 2,9 Mi
7. Magazine – US$ 2,5 Mi
8. Skol – US$ 1,7 Mi
9. Petrobras – US$ 1,7 Mi
10. Atacadão (Carrefour) – US$ 1,6 Mi
Entre as marcas mais bem avaliadas existem dois pontos que são comuns à maioria delas. O primeiro é a proximidade da relação com o consumidor final. Segundo Marcelo M. Bicudo, CEO da Superunion, uma característica das marcas mais fortes e mais valiosas é a alta recorrência de relacionamento com os consumidores, elas estão presentes de uma maneira intensa na vida das pessoas.
O segundo ponto está diretamente ligado às mudanças de hábitos dos consumidores durante a pandemia, dando um espaço cada vez maior às marcas de tecnologia. Um dos grandes exemplos é a Nubank, que desburocratizou o acesso a serviços financeiros e, consequentemente, fez com que seus concorrentes também desenvolvessem soluções digitais mais aprimoradas para esse público.
A força das marcas de tecnologia é notável tanto a nível nacional, quanto no ranking das marcas globais mais fortes no Brasil, que tem o primeiro lugar ocupado pelo Google, seguido do YouTube e WhatsApp. Assim, podemos perceber que o sucesso das marcas nos dias de hoje está cada vez mais ligado à forma como elas se adaptam às novas necessidades dos consumidores.
Texto por Dra. Paula Carolina Assunção, de Propriedade Intelectual na Arrighi Advogados e Associados.