A Rede Globo foi processada por plagiar a música tema de abertura da transmissão ao vivo do Campeonato Brasileiro do mestre Salvanini, que trabalhou para a Globo na década de 1980 e produziu diversas músicas e vinhetas. Foi nesse período que o compositor compôs a faixa Futebol Internacional, que foi utilizada pela emissora em amistosos e competições internacionais pela seleção brasileira.

A emissora perdeu uma ação movida pelos herdeiros do maestro José Hareton Salvanini, falecido em 2006. Um perito nomeado por um tribunal do Rio de Janeiro soube que a emissora havia de fato utilizado a mesma obra que o músico em uma partida de futebol não autorizada, analisando a obra evidenciou uma “possibilidade substancial de plágio” e descreveu uma série de instrumentos, ritmos e afins batidas de uma música para outra.

Sendo assim, cabe ao juiz da 2ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro acatar a decisão técnica para condenar a Globo e definir um valor de indenização por danos morais e patrimoniais. Contudo, observa-se que a guerra judicial entre a emissora e os herdeiros do compositor ainda está longe de terminar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *