A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional adotou um modelo de comunicação inclusiva e acessível para quem tem débitos na Dívida Ativa. O novo modelo usa técnicas de linguagem simples e direito visual. Os sistemas da PGFN foram adaptados para permitir a utilização de imagens.
Com recursos de direito visual (visual law), a medida promete incentivar os contribuintes a quitarem suas dívidas e, ainda, facilitar a compreensão sobre os débitos inscritos em Dívida Ativa, democratizando o acesso à informação.
O novo design elucida o ato de pagar, de negociar, revisar e garantir a dívida, tornando esse processo algo simples. O grande objetivo dessa nova estrutura é a carta se tornar mais acessível para o cidadão comum e se procura estimular os contribuintes a quitarem suas dívidas.
Resumindo, a nova carta de Primeira Cobrança da PGFN possibilita da efetividade do Sistema Tributário Nacional, por meio de uma comunicação mais adequada junto ao contribuinte, utilizando de recursos de linguagem simples e direta e da transmissão de informações jurídicas de forma visual: o visual law.