A família de Yonay, escritor que escreveu o artigo que inspirou o filme “Top Gun”, entrou com uma ação contra a produtora Paramount, alegando que os direitos autorais adquiridos expiraram em 2020. Além da indenização, a família do autor quer impedir que o estúdio lance o filme e faça novas sequências.
As datas envolvendo a produção do longa serão fundamentais para o resultado do processo, visto que em janeiro de 2020, se encerrou o prazo sobre os direitos autorais que a Paramount possuía em relação ao autor de Top Gun, pois o filme começou a ser filmado em maio de 2018, sendo seu lançamento originalmente programado para 2019. Porém, uma sucessão de adiamentos derivados da Covid-19 fez com que o filme entrasse em cartaz somente em maio de 2022.
Vale ressaltar que, em janeiro de 2018, os herdeiros de Yonay já haviam notificado a Paramount, avisando que pretendiam reivindicar os direitos autorais depois de expirados, o que aconteceria no início de 2020.
Sendo assim, instaura-se a seguinte questão : em relação ao término exato das gravações, tais foram realizadas durante a vigência do acordo ?
Ainda não existem informações exatas de quando a produção foi concluída, e a Paramount não se pronunciou sobre as datas exatas, nem sobre o processo em si.