As vezes a gente só quer dar uma trilha sonora para os vídeos que colocamos em canais do YouTube, para trazer uma ambientação de acordo com as imagens e levar a sensação que tivemos naquele momento para o público. Mas será que eu posso colocar qualquer música?
A Nintendo bloqueou diversos vídeos com as trilhas sonoras de seus jogos como “The Legend of Zelda” e “Super Mario Galaxy”, reproduzidos sem autorização no YouTube. Um dos canais que mais sofreu com essa ação foi o famoso Gilvasunner.
O canal que é extremamente popular, carrega trilhas sonoras completas de videogame, permitindo que os fãs ouçam facilmente seus “Kirby” ou “Mario” pelo YouTube. O canal ultrapassa a marca de 471 mil inscritos e conta com mais de 6.400 vídeos upados na plataforma.
Gilvasunner recebeu da Nintendo mais de 1.300 notificações de direitos autorais, dentre elas que, as trilhas “Ilha de Yoshi”, “Terra do Super Mario”, “Mansão do Luigi” e “Revolta do Garoto Ícaro” deveriam ser excluídas do canal.
No presente caso, assiste razão a Nintendo em realizar o bloqueio, pois possui Direitos Autorais em relação as suas obras, sendo de sua exclusividade a captação de valores sobre elas, e não de terceiros, conforme preceitua a Lei 9.610/88 (Lei de Direitos Autorais).